Notícias
Notícias
O Rotary Club de Ponte da Barca “acaba de aumentar os recursos” do seu Banco de Cadeiras de Rodas e Camas Articuladas, com a entrega de mais um conjunto de equipamentos a disponibilizar aos utentes carenciados da Unidade de Saúde Familiar (USF) Terra da Nóbrega, deu nota o clube em comunicado.
Este Banco, foi criado “há duas décadas pelos rotários barquenses” e é constituído “por uma série de produtos e equipamentos de apoio que estão ao serviço da população do Concelho, cabendo a sua gestão ao Centro de Saúde local”.
Esta nova entrega contou com mais cinco andarilhos com características diversificadas, dois pares de canadianas, uma bengala, uma cadeira de banho giratória para banheira, um colchão viscoelástico, três almofadas viscoelásticas e cinco cadeiras de rodas + dois patins.
O clube considera que com “esta ação, ganha vida o lema do Rotary Internacional para o corrente ano que, ao enfatizar a mensagem "Unidos para Fazer o Bem", desafio ao trabalho e mostra como a colaboração entre diversas entidades gera sinergias capazes de fazer a diferença na vida das pessoas e de provocar um forte impacto nas próprias comunidades”
O Rotary Club de Ponte da Barca levou a cabo mais um rastreio visual, que mobilizou mais de quatro centenas e meia de alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Agrupamento de Escolas que aderiram à intervenção.
Ao longo de vários dias, técnicos especializados visitaram as Escolas Básicas Diogo Bernardes, de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios, tendo avaliado 461 alunos, cujos pais/ encarregados de educação haviam dado um consentimento informado da intervenção.
Do total dos rastreados, 118 discentes, isto é, cerca de um quarto, apresentaram alterações que recomendam um acompanhamento posterior, 66 dos quais com alterações visuais significativas merecedoras de uma avaliação mais urgente.
A intervenção não teve quaisquer custos para as famílias e os resultados já foram comunicados à Direção do Agrupamento, que agora tratará de fazer chegar a comunicação aos visados, salvaguardando sempre a proteção de dados.
Esta campanha de despiste de dificuldades de visão aconteceu no âmbito da parceria existente entre o Rotary Club e o Agrupamento de Escolas, que já leva três décadas de trabalho, e contou com o apoio do grupo Optivisão.
Com mais esta iniciativa de serviço à Comunidade, o Rotary Club de Ponte da Barca, presidido pelo companheiro Eugénio Martins, deu vida ao lema rotário para este ano – “Unidos para fazer o Bem!” –, mobilizando sinergias com o envolvimento de vários parceiros, num trabalho relevante de promoção da saúde visual e do sucesso escolar.
O Rotary Club de Ponte da Barca viveu, na passada quinta-feira, um dos dias mais importantes do ano rotário, com a Visita Oficial da Governadora do Distrito 1970, Companheira Deolinda Nunes.
A jornada festiva – que aconteceu em conjunto com o Rotary Club de Ponte de Lima – iniciou-se a meio da tarde, com uma visita à Escola Secundária, instituição com quem os rotários barquenses desenvolvem uma parceria de décadas, que se vem traduzindo em serviços como a entrega do Prémio de Mérito Escolar e a realização de rastreios visuais, intervenções ao nível da saúde oral e campanhas de educação ambiental e sustentabilidade, como o programa “Papel por Alimentos”, em articulação com o Banco Alimentar de Viana do Castelo.
No auditório da Secundária, decorreu um colóquio em que o Companheiro António Sérgio Cabral apresentou aos alunos de quatro turmas a origem, os valores, a missão e as grandes causas do Movimento Rotário, ao mesmo tempo que realçou a importância da autonomia, iniciativa e voluntariado no exercício de uma cidadania ativa e responsável.
Por sua vez, a Governadora Deolinda Nunes centrou a sua intervenção em dois dos eixos de ação do Rotary, chamando a atenção dos jovens estudantes para a importância de investirem na sua formação e educação e também para trabalharem as competências relacionadas com a liderança.
Seguiu-se uma deslocação aos Paços do Concelho, para apresentação de cumprimentos, e reuniões de trabalho na sede do Clube, primeiro com o Conselho Diretor dos rotários barquenses e, depois, com o Conselho Diretor do Rotary Club de Ponte de Lima.
Nestes encontros, a Companheira Deolinda Nunes, responsável pelo Distrito 1970 de Rotary Internacional – que integra os 91 clubes localizados a norte e a centro do país –, teve oportunidades de conhecer de perto os projetos de ação e as dificuldades que os dois clubes enfrentam e também de partilhar os desafios prioritários do Movimento, a nível global.
A visita terminou com uma reunião conjunta com jantar, a que se associaram companheiros dos clubes de Ponte da Barca, Ponte de Lima, Monção, Valença, Caminha, Viana do Castelo, Braga, Braga Norte, Barcelos, Esposende, Guimarães, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e São João da Madeira.
Participaram ainda o Presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Lima, a Vereadora da Educação e Cultura de Ponte da Barca e representantes da Santa Casa da Msericórdia de Ponte da Barca, do Agrupamento de Escolas e da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários.
Uma jovem estudante da Escola Secundária de Ponte da Barca acaba de conquistar a alegria de um sorriso aberto e de encontrar a autoestima e a autoconfiança que lhe permitem encarar a vida e o mundo com outros olhos.
Esta transformação pessoal é o resultado do tratamento médico de promoção da saúde oral que efetuou, ao longo dos últimos anos, com o apoio do Rotary Club de Ponte da Barca.
Face a um preocupante quadro clínico, que lhe causava sofrimento físico e psicológico, e uma vez que a família não dispunha de condições financeiras que lhe permitissem um tratamento médico adequado, o Rotary Club apresentou uma candidatura aos Projetos de Apoio da Fundação Rotária Portuguesa (FRP), que recebeu luz verde.
Com a verba atribuída, no montante de 2.500 euros, e ainda com o contributo de parceiros locais – nomeadamente, Cabral de Oliveira – Clínica Médica e Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca –, o Rotary Club tratou de operacionalizar a ação, que agora chega ao fim, com pleno sucesso.
Numa intervenção que se prolongou no tempo, foram restaurados vinte e um dentes, alguns dos quais tiveram de ser desvitalizados e tratados mais do que uma vez. Ao longo destes quatro anos, procedeu-se a vários tratamentos e o correto alinhamento dos dentes foi alcançado através de um aparelho ortodôntico, uma vez que apresentavam uma má oclusão.
Neste momento, o tratamento está finalizado e numa fase de contenção, tendo a jovem estudante sido sensibilizada para a importância do uso contínuo da goteira dentária e para a necessidade de manter uma higiene oral rigorosa.
Com esta ação, o Rotary Club de Ponte da Barca prossegue o seu trabalho de mais de quatro décadas de serviço à Comunidade, mobilizando instituições e criando sinergias entre parceiros, assim erguendo bem alto a força do lema rotário para o corrente ano: "Unidos para Fazer o Bem".
O Rotary Club de Ponte da Barca entregou ao Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo, a título gratuito e sem contrapartidas, perto de 700 quilos de resíduos de papel para reciclagem.
A angariação dos materiais aconteceu em articulação com o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, organização que, ao longo dos últimos meses, levou a cabo a recolha de livros escolares já fora de uso, jornais, papel e cartão.
Trata-se de mais uma ação educativa que mobilizou a comunidade escolar em termos de exercício da cidadania ambiental e da solidariedade, uma vez que as centenas de quilos de material reciclável foram entregues no âmbito da campanha "Papel por Alimentos", um projeto da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, em que o valor obtido pela venda do papel a operadores certificados é convertido em produtos alimentares para distribuir localmente.
Com esta atividade, deu-se ainda um contributo muito significativa para a consecução de cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas: erradicação da pobreza (1), fome zero e agricultura sustentável (2), cidades e comunidades sustentáveis (11), produção e consumo responsáveis (12) e parcerias e meios de implementação dos objetivos (17).
Para além de se ter valorizado a importância do papel de cada pessoa na sociedade e no mundo e a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor, o trabalho de parceria desenvolvido mostra bem a força do lema rotário para o corrente ano: "Unidos para Fazer o Bem".
Os incêndios que têm assolado Ponte da Barca nos últimos dias têm trazido grandes desafios à nossa terra. Desde sábado à noite, as chamas em Parada, Ermida, Britelo, perto da Barragem do Alto Lindoso, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, têm exigido um esforço enorme por parte dos operacionais no terreno. Mais de 580 bombeiros, com cerca de 170 viaturas e apoio de meios aéreos, têm trabalhado incansavelmente para controlar um fogo de grande intensidade.
O Rotary Club de Ponte da Barca, com a colaboração de voluntários, levou a cabo uma ação de preparação de kits, de mantimentos a pedido do Comando Sub-Regional do Alto Minho da ANEPC, para abastecer um contingente de cerca de 100 homens que hoje à noite se vai juntar ao teatro de operações.
São coisas que precisam de ser feitas e que, em espírito de associativismo e intercolaboração, requerem pequenos momentos da vida de cada um.
Gratos pela oportunidade criada de estarmos unidos para fazer o bem!
EUGÉNIO MARTINS É O NOVO PRESIDENTE DO ROTARY CLUBE DE PONTE DA BARCA
Decorreu no dia 17 de julho, no restaurante Jaime Gomes, mais uma reunião do Rotary Club de Ponte da Barca, nomeadamente de transmissão de tarefas, dando posse a Eugénio Martins como presidente do clube, sucedendo a Sérgio Oliveira.
Na sua despedida, Sérgio Oliveira assumiu que gosta “de sentir que faz alguma coisa pela comunidade” e que é isso que todos “temos em comum, contribuimos para o progresso e deixarmos alguma coisa melhor para os que aí vêm”. Em liderança, “gosto de dar o nosso eu à instituição, nem sempre conseguimos, há falhas mas também há sucessos e esses também são à custa do nós e estou muito grato por toda a colaboração que me foi dada”.
Deixou ainda palavras de boa sorte ao novo presidente Eugénio Martins.
O novo presidente, Eugénio Martins, começou a sua intervenção por deixar “um profundo agradecimento ao presidente Sérgio Oliveira”, pela sua “dedicação, visão e incansável trabalho que foram fundamentais para que este clube continuasse a crescer, a servir e a inspirar”.
Quanto a esta nova etapa, afirmou que “assumir esta responsabilidade não é apenas um título, é um compromisso com os valores do Rotary: serviço acima de si próprio, ética, companheirismo e ação concreta na nossa comunidade”. Para o futuro, “quero que continuemos um clube ativo, presente, atento às necessidades reais de Ponte da Barca e do Mundo”, disse ainda Eugénio Martins.
Foram várias as entidades presentes, com a Câmara Municipal de Ponte da Barca, representada pelo presidente Augusto Marinho, que deixou palavras de agradecimento ao trabalho do clube, assumindo “que não conhecia o trabalho, apenas agora como autarca é que teve o prazer de conhecer” e destacou o que é feito pelo concelho pelo Rotary Clube de Ponte da Barca.
Acompanham Eugénio Martins, no Conselho Diretor, Margarida Vasconcelos (Secretário), Eugénia Amorim (Vice Secretário), José Manuel Pereira (Tesoureiro), Armada Barbosa (Vice Tesoureiro), Vítor Cardoso (Protocolo) e Vítor Dias (Vice Protocolo).
Estiveram presentes rotários de vários concelhos do distrito de Viana do Castelo e Braga, bem como diversas entidades do concelho.
Adaptado de
Texto - Nuno Cardoso
Distrito 1970 – Clube 12018 - Pessoa Colectiva 506731367
Membro de Rotary Internacional desde 12 de Março de 1981
PONTE DA BARCA – PORTUGAL